aviso texto

AVISO: ESTE BLOG POSSUI TEXTOS LONGOS    -----     AVISO: ESTE BLOG POSSUI TEXTOS LONGOS   -----   AVISO: ESTE BLOG POSSUI TEXTOS LONGOS    -----    

14 de abr. de 2013

Com vocês....Braco !!!!



 05/08/2011
Com Vocês….. Braco !!!!!
L Valentin

Ele faz curas mediúnicas. Ele não diz ser um curandeiro, apesar de sua propaganda afirmar isso. Milhões de pessoas na Europa já assistiram suas sessões de cura nos últimos quinze anos. Suas curas podem ser atestadas por mais de dez mil pessoas diariamente, apesar dele não falar nada sobre si ou seus poderes.

Braco – pronuncia-se “Bratzo” – alcunha de  Josip Jelavic, nasceu em Zagreb, na Croácia, em 1967. Em 1993 tornou-se discípulo do “profeta” e curandeiro sérvio,  Ivica Prokic, que batizou seu protegido com o nome espiritual de Braco – “irmãozinho”. Prokic morreu em 1995 e Braco continuou sua obra.

A propaganda feita por sua equipe o define como um “super” curandeiro, afirmando que ele tem um dom de cura que desafia o conhecimento científico e a compreensão humana de nossa época.  Os depoimentos a seu favor enfatizam sua capacidade de exercer um impacto arrasador sobre seus clientes e que, começando suas curas aos 26 anos, hoje, depois dos 40, atingiu um nível de iluminação que os mais famosos mestres não conseguiram antes dos 60, 70 ou 80 anos.

Braco não explica seus poderes e decidiu, por não poder expressá-los com palavras, há 8 anos, não mais falar. Não fala em público, não dá entrevistas e, principalmente, em suas sessões não profere uma única sílaba: ele cura com o olhar!!!!

É isso mesmo. Todo poder extraordinário de Braco está em seu olhar. As pessoas que comparecem em suas sessões, depois de serem “preparadas” pela equipe – induzidas a entrarem em estado alterado de consciência -  recebem uma dose de dez minutos de olhar de Braco.  E, plim! O milagre acontece.

A cura pelo olhar, apesar de ser antiga, é a mais nova pseudociência a estar na moda. Por conta da ignorância e da infantilização promovida pela TV em todo mundo, a estupidez da massa aumenta a cada dia, à medida que o espírito crítico e o bom senso vão saindo de cena.

A propaganda, feita pela equipe do milionário Braco, afirma que não precisa de aparelhos, dogmas ou mesmo da própria propaganda. Basta o seu olhar poderoso. Não se precisa de culto, de máquinas, objetos, de contato físico, de consultas ou de preces feitas por alguém. Basta ficar diante de Braco e deixar que ele o olhe em silêncio.  E, possuídas pela propaganda, as pessoas realmente acreditam que o “irmãozinho” tem mesmo tal poder.

As sessões de olhares duram geralmente de 5 a 10 minutos e durante esse tempo, Braco, em um tablado, fita cada pessoa da audiência no mais profundo silêncio. Não diz palavra e seu rosto é inexpressivo.  Mas a sua máquina de propaganda fala por ele e induz as pessoas a acreditarem que Braco realmente cura com o olhar. E mais: todo o poder do seu olhar continua ativo nos DVDs que sua equipe vende. Se você não pode assistir um culto do mágico, basta comprar seu DVD e gozar dos benefícios do poder de seu olhar.

Mas espere!  Muito cuidado, pois pode acontecer que, ao ser exposto em demasia ao olhar do “irmãozinho”, você fique desvairado. Braco diz que seu guia espiritual lhe ordenou expressamente que  as sessões de olhares em DVD ou online somente podem durar, no máximo, 7 segundos!

Braco faz absoluta questão de se manter em silêncio e não falar de si. Mas, por trás desse pretenso silêncio funciona uma imensa máquina de propaganda, montada por ele, trabalhando 24 horas por dia para divulgar pesadamente seu poder e as maravilhas que seu olhar produz.

São arrebanhados uma grande quantidade de médicos e professores universitários para testemunhar em seu favor. Todos confirmam as impressionantes histórias de curas , como câncer e epilepsia e solução de problemas psicológicos e mudanças de vida das pessoas. Tais “especialistas”  atestam que, apesar de não se poder provar nada cientificamente, realmente algo desconhecido flui de Braco, provocando fenômenos extraordinários. Porém, Braco se recusa firmemente a testar tais poderes em condições controladas, feitas por cientistas honestos e competentes.

A máquina publicitária de Braco também emprega jornalistas e “cientistas”  que analisam e divulgam uma incrivelmente enorme quantidade de curas mediúnicas e transformações de vida que ocorreram nas pessoas que participaram de suas sessões de olhares. Tudo isso pode ser conferido no site de Braco na Internet, onde se acumulam histórias de milagres, curas, boa sorte e transformações de vida. Incontáveis casos de curas de condições crônicas tais como, ansiedade, depressão, fibromialgia, endometriose, desordens pós traumáticas, alterações da tireóide, asma, bronquite, tumores cerebrais e diversas formas de câncer. Curas ainda de estados alterados psíquicos, emocionais espirituais e mentais. Ele também cura cegos, paraplégicos e até desobstruiu as narinas de uma pessoa. Apenas com o olhar! O site de Braco prova apenas uma coisa: é muita propaganda para uma pessoa que afirma não se promover.

As sessões de Braco duram pouco.  A propaganda afirma que seus dons são tão poderosos que a pessoa se cura apenas olhando sua imagem. Mas cuidado: o tempo seguro de contemplação  não pode exceder 7 segundos. As pessoas também são advertidas que a energia poderosa de Braco pode causar sobrecarga nas mentes de jovens e gestantes. Assim, para a sua própria segurança, menores de 18 anos e gestantes até o terceiro mês de gravidez não podem ser expostos ao olhar de Braco. Todos os seus DVDs trazem essa advertência.
Mas, essa parcela de público não vai ficar sem usufruir os poderes de Braco. Basta que alguém traga uma foto do jovem ou da gestante e a exponha ao olhar de Braco. A cura é a mesma, pois o seu poder atinge também as fotografias. E também vale para fotos que estão nos celulares!

Na sala de sessões podem ser vistas pessoas doentes e em cadeiras de rodas, lotando o ambiente. Uma voz feminina entoa um canto monótono.  Então aparece uma apresentadora que condiciona a platéia à chegada de Braco. Seu discurso traz a mesma propaganda de sempre: poderoso, ele não se acha um curandeiro, mas realmente cura,  e  pede que a platéia  se concentre pensando nos problemas que quer resolver.  Finalmente diz que qualquer cético que veja Braco, se convence e se torna seu seguidor

Segue-se uma música “new age” e ela pede para que, quem pode, fique em pé quando Braco entrar. Este chega, pula agilmente para o tablado e analisa a sala. Depois tomando uma postura solene, passa a encarar cada pessoa por alguns segundos. Seus olhos correm todo o recinto. Isso demora de cinco a dez minutos. Em seguida, sem dizer uma palavra, ele desce do palco e deixa a sala.
Enquanto envia seu olhar curador, a audiência se agita. Alguns meditam, outros balançam o corpo para frente e para trás, outros rezam e outros gritam.  Muitos agitam fotos. Assim que Braco sai, todos gritam “Obrigado Braco”.
Nesse momento, os obreiros circulam pela sala com caixas de lenços, para aqueles que estão chorando. A apresentadora então convida a todos para ouvir a voz que cura. Ouve-se então a voz de Braco, gravada há alguns anos, fazendo um sermão em sua língua natal, o croata. Incrivelmente muitos dizem entender o que se escuta.
Depois, a apresentadora chama os “testemunhos”. Um diz que Braco consertou seu carro, outro que viu um halo em volta da cabeça de Braco, outro viu anjos à sua volta, outro viu asas brancas saindo das suas costas, outro viu um sol resplandecendo, escutaram ondas do mar, ruídos de furacão, bolhas de luzes tocando a cabeça da platéia, etc, etc, etc.

Acredita-se que a equipe de Braco tenha desenvolvido alguma forma de alterar a consciência da platéia, através da combinação de longos períodos de pé com música hipnótica e sugestões de que Braco tem poder.
Quando acaba a sessão, todos saem como chegaram. Quem estava na cadeira de rodas continua nelas. Mas há a advertência para que a pessoa aguarde, pois a cura pode demorar algum tempo, até mesmo meses.  Há o testemunho de uma pessoa que ganhou na loteria dois meses depois de ser olhada por Braco.

Mas, de onde vem a grana de Braco? Braco, que agora está fazendo um tour pelos EUA, nada cobra em seu Centro em Zagreb. Também não aceita doações. Isso é recorrente em todos os curandeiros, que conseguem enganar o povo estúpido com tais procedimentos. Mas o dinheiro chega, e muito. Braco vende jóias, que trazem o seu símbolo: um sol com 13 raios. Esses talismãs trazem boa sorte e felicidade para quem usa. Seu preço vai de $190 para um par de brincos, até $2395 para um pendant com diamantes. Existem ainda a venda de DVDs e Cds.
Nos países que visita, é cobrada uma entrada no valor de US$8 para cobrir despesas de viagens. Nos Estados Unidos, levantou-se que em média, por cada dia, são vendidos 3500 ingressos. O que dá a bela soma de quase 30 mil dólares por dia, 900 mil por mês.

Não existe nenhuma comprovação dos poderes de Braco, mas ele leva o crédito de qualquer benefício ou boa sorte que ocorra na vida das pessoas que nele acreditam e se livra de qualquer acusação de fracasso, pois ele mesmo diz que não é curandeiro.

E aqui fica a pergunta que não quer calar: Quando Braco vai descobrir o Brasil? 

Fonte: The Naked Skeptic -Karen Stollznow - April 26, 2011

L Valentin
05/08/2011