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17 de ago. de 2013

Vigarices

Vigarices
01/08/08

- OH! ASSURICAN- ALABANIAN- SELAMANE- LEPATAN ! OH! OH! ALELUIA!- SIRIÁLÁLÁ - SIRIÁLÁLÁLÁÊ – SIRIÁLÁLÁLÁLÁLÁLÁ – SHURIALÁLÁLÁBAÊ - SHÊRÊLÊBÊ – LÁBÁ – CANTOSCRÊBÊ- LÁBÁ - LÁBÁ....
Não, caro leitor! Não estou senil, nem meu teclado está com defeito. Essa papagaiada desconexa acima é uma língua. Sim, apesar de quem a fala confessar não saber o que falou, mas continua a afirmar que é uma língua. E, pasmem, juntamente com ele, ninguém mais entende o que foi dito. Ele confirma e bate o pé: é uma língua, sim!
- BALA, BALA, BALA, BALA, BALA - ORICANDA – ALABASSURIANDA – ALABAIA - BALA, BALA, BALA, BALA – ORIANDA – ALABAIA - BALA, BALA, BALA, ALARABA, ABABARA, ATABARAM, SHURIALIÊ

O auditório está lotado. Um truão está ao microfone, no palco. Esse palavreado sem sentido, disparado rapidamente faz com que a multidão comece também a parlengar aos gritos, enchendo o ambiente com um barulho ensurdecedor.

Este cenário, que começou nas castas mais baixas dos cristãos pentecostais, acontece hoje nos auditórios de igrejas tradicionais, antes respeitadas por tentar coadunar uma cultura elevada com fé. Acontece que a força da fé é inversamente proporcional à cultura e ao conhecimento - à ciência. E ambas são mutuamente excludentes. Ou seja: não há modo de conciliá-las.

Desconhece-se quem foi o inventor da técnica de se repetir mantras para se atingir um nível elevado de catarse em uma multidão. Porém alguém notou que essa técnica nas congregações de castas baixas (pessoas pobres, analfabetas, residentes em cortiços e favelas) resultava num êxito formidável. Esse êxito traduz-se sempre em dinheiro. Os fiéis empobrecidos e embrutecidos, embriagados pelo “ópio do povo” abrem a bolsa e tiram comida da própria boca para sustentar o “reino celeste”.

A ciência e a cultura nunca fizeram parte da vida da imensa maioria da população brasileira e agora estão se apartando lentamente do restante dela, fazendo com isso que o parlengar de parlapatões seja acolhido por uma imensa massa como língua.

Mas, para se impingir tal idiotice ilógica, mesmo aos ignaros, deve-se arranjar uma justificativa. Entre pessoas normais, com algum senso da realidade, essa justificativa deveria ser palpável, coerente, inteligível. Porém, é impossível encontrar, pelo menos, uma que possua tais qualidades. 

A alegação principal é um sofisma sobre a fantasia descrita nos “Atos dos Apóstolos”, na passagem narrando “descida do espírito santo”, que apareceu em forma de “línguas de fogo sobre as cabeças dos apóstolos”. Nesse momento, os ouvintes entendiam o que os apóstolos pregavam, ou seja: os estrangeiros ouviam a mensagem em sua língua natal apesar dos apóstolos estarem falando em sua própria língua.
Os espertalhões usam a expressão “língua de fogo” (uma chama em forma de língua, uma chama curta e estreita, uma pequena chama) para associar esse sentido figurado com idioma, ligando-o ao restante do conto.

Então surgem as justificativas: Eis uma “explicação”, dada pelo mentor da seita Canção Nova:
“O primeiro dom que se manifestou foi o de línguas. Em pentecostes, os discípulos, junto com Maria, ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a orar, a louvar, a cantar numa língua nova, a língua do Espírito. Alguns interpretaram o acontecimento e disseram: Eles louvam a Deus, estão cantando as glórias de Deus, e nós estamos entendendo com o coração. Outros estavam ali como curiosos, brincando, zombando, dizendo que os discípulos estavam bêbados. Pedro explicou: Não estamos bêbados; pelo contrário, está se cumprindo a profecia de Joel''.
Falácia pura. Eis o que existe REALMENTE sobre tal acontecimento, em Atos-2 em diante:
"E quando se completavam os dias de pentecostes estavam todos juntos num mesmo lugar. De repente veio do céu um estrondo, como de vento que assoprava com ímpeto, e encheu toda a casa onde estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

E, achavam-se então habitando em Jerusalém, judeus e varões religiosos de todas as nações que há debaixo do céu.
Quando a notícia correu acudiu muita gente e ficou pasmada porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Estavam, pois, todos atônitos, e se admiravam dizendo: Porventura não está se vendo que são galileus todos esses que falam? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? (...) Nós todos temos escutado, em nossas línguas, as maravilhas de deus que eles pregam."
  
O mentor mente e inventa essa tal de “língua nova”, catalogando-a como “língua do espírito santo”. Coloca Maria em cena, por sua própria conta. O capitulo II dos Atos dos Apóstolos, que trata da “vinda do espírito santo” é claríssimo. “Língua” referida nele significa idioma. E ali se refere ao dom de se falar “idiomas estrangeiros”, ou seja, idiomas que existem e são compreendidos pelas pessoas que os utilizam. A tal profecia de Joel diz que o Senhor realizará prodígios. Nada mais.

Observe-se ainda que o mentor, de má fé, interpreta, a seu modo, o que não está escrito no seu "livro sagrado", quando diz que os apóstolos “oravam, cantavam e louvavam” e completa, mudando radicalmente o texto original, dizendo que “falavam UMA língua nova”. Leia novamente o texto, que diz claramente “NOUTRAS LÍNGUAS ” e que eram compreendidas por todos.

Em seguida diz que todos entendem a língua com o coração(???), mas não prova o que seja isso. Veja que isso também não está no texto original. Fica claro no original que a referência é a IDIOMAS de outras nações, falados e entendidos por cada um que nasceu nelas. A narração original tem a intenção de apresentar esse acontecimento como prodígio sobrenatural. 
Continuando, a seita diz:
"O que é o dom de línguas? Quando nós somos batizados no Espírito Santo, a primeira coisa da qual nos enchemos é de oração. E por que isso? Porque o Espírito Santo é a ligação entre o Pai e o Filho. A oração é a comunicação entre o Pai e o Filho; o Filho que fala ao Pai e o Pai que fala ao Filho. A beleza da intimidade que acontece dentro da Trindade é feita pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é oração.
Além disso, Ele é a ligação entre Deus e nós. A oração que vai e a oração que volta. Quando somos introduzidos no Espírito Santo, saímos cheios de oração, porque o Espírito Santo é oração, uma oração de fogo, infalível.
Nós damos o combustível, que é o nosso ar. Movemos nossas cordas vocais, movemos a boca, a língua, geramos sons; e o que acontece? O Espírito Santo ora, fala e canta em nós. Fornecemos a expressão palpável, mas quem dá o conteúdo, o fogo e a oração é o Espírito Santo."
Observe-se a técnica de justificativa. Primeiramente uma assertiva: “Quando nós somos batizados...” etc. Quem prova essa afirmação? Depois vêm os famosos “porquês”: "Porque o Espírito Santo é a ligação entre o Pai e o Filho...." E tome assertivas e “porques”.

Observe bem que o vocábulo “porque” é uma conjunção causal ou explicativa, usado para se dar uma explicação ou para mostrar a origem ou causa de uma assertiva anterior. O complemento do “porque” deve ser uma explicação real, verdadeira, coerente, palpável. No tipo de atividade em pauta, é usado abundantemente fornecendo explicações absurdas, desconexas, tolas, sem a menor relação com a assertiva anterior que quer justificar ou explicar.

Voltando ao trecho “explicativo”, no final diz que o “Espírito Santo ora, fala e canta em nós”. Ao se dar crédito a essa explicação defeituosa vamos perceber que transformaram um elemento da “trindade suprema” em mera oração. Pergunta-se então: se o “deus espírito santo” está no interior da pessoa, por que precisa que ela produza uma verborragia silábica sem sentido? Por que um deus precisa do grito de um ser humano? Se ele já conhece as suas necessidades, que faça o meio de campo com os outros dois deuses sem incomodar seu hospedeiro e os que estão em volta.

Depois, continuando a falácia, inverte a situação em 180º, transformando a burrice e estultice do palavreado desconexo em “inteligência”:
"Que acontece no dom de línguas? Quem entra em ação não é a nossa inteligência. Movimentamos as cordas vocais, soltamos o ar, mexemos a língua, a boca, e produzimos som; mas o conteúdo vem do Espírito Santo. Da minha inteligência? Não! Da inteligência do Espírito Santo."
Seguindo, informa-se que essa afirmação é explicada por Paulo em uma passagem pinçada de Rom-8,26:
''Do mesmo modo, também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois não sabemos rezar como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis''.
Essa explicação é bem simples: ''gemidos inexprimíveis'', quer dizer: gemidos que não podem ser entendidos, a não ser quando Deus dá a interpretação. Veja que Rom-8,26 não é bem assim como o mentor da canção nova exprime. Eis o original:
“E assim mesmo o espírito ajuda também a nossa fraqueza: porque não sabemos o que havemos de pedir como convém. Mas o espírito santo ora por nós com gemidos inexplicáveis.”
Apesar de epístola nenhuma servir de prova para qualquer coisa, veja o continuado uso do “porque” no versículo acima: Primeiramente diz que o espírito ajuda nossa fraqueza. Uma afirmação que deve ser provada. Depois vem a prova: “Porque não sabemos....” Analisando-se bem o trecho “não sabemos....etc” é outra afirmação, sem qualquer ligação com a antecedente. Ou seja, além de nada provar, ainda abre outra afirmação que deve ser provada!! E assim, com esse estilo beócio, estão as epístolas e seus seguidores.

Veja que no trecho modificado o mentor trocou “pedir” por “rezar” e “ora” por “intercede”. Está certo que são sinônimos, mas com a troca sutil, o mentor eliminou a abrangência de “pedir” e “orar” pela especificidade de “rezar” e “interceder”. Assim direciona a ligação entre a verborragia imbecil por eles praticada com o ato de “rezar”

Já o espírito, que no original apenas “ora”, na modificação, tem um papel bem mais determinado: "intercede". A oração pode conter um pedido, que será ou não aceito. Na intercessão, existe quase que uma garantia que o pedido será atendido.

Porém, a própria epístola define bem o que sejam os tais gemidos. Isso vem antes, no versículo 22, que foi deixado de lado, propositadamente. Paulo está tentando provar com argumentos sem pé nem cabeça (usando “porques” de forma abusiva e sem sentido) que os que vivem com Jesus estão isentos de condenação (???) e estão possuídos pelo espírito santo (???). Se isso acontece, então essas pessoas são filhos de deus e terão uma vida futura gloriosa. Quer a prova?
No versículo 16 diz:
“Porque o mesmo espírito (de deus) dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de deus”.
Porém como ele faz isso? Como provar que existe espírito santo? Isso Paulo não explica, mas diz que “julga” (opinião dele) que a glória vindoura será imensa (para os filhos de deus) e o que toda criatura (não convertida) deseja é ter o privilégio de ser filho de deus. E que essas criaturas, na ânsia de terem seu desejo satisfeito “gemem e estão com as dores do parto.” (Rom-8, 22).

Porém, os filhos de deus também “gemem, dentro de nós mesmo" (Rom-8,23) na espera da conversão dessas criaturas e na “redenção do nosso corpo”. (Note bem que isso é opinião pessoal de Paulo. Inferências, nada mais.)

Gemer, aqui, significa uma demonstração de angústia, as criaturas sem deus, estão angustiadas na espera de serem adotadas e os filhos de deus estão angustiados para que elas se convertam o mais rápido possível.

Continuando Paulo sofisma, dizendo que nessa angústia da espera é que se encontra a salvação. E, a esperança deve ser algo desconhecido, pois se alguém vê o que espera, isso não é esperança. Portanto, a esperança no acontecimento desses dois fatos deve ser algo não acessível ao filho de deus, ou seja, “se o que não vemos esperamos: por paciência esperamos” (Rom-8,25)

Essa espera no escuro é uma fraqueza e poderia desanimar o fiel. Nesse ponto, Paulo joga uma bóia de salvação, com o famoso Rom-8,26. Nele avisa que a espera não será feita às cegas, pois o espírito santo vem ajudar. Porém, como o fiel saberá que está sendo ajudado pelo espírito? Não saberá, nem precisa ficar preocupado com isso, pois o espírito “ora por nós com gemidos inexplicados”.

A tradução de “gemidos inexplicados” nesse contexto é “de forma desconhecida”. Ou seja, de uma forma que não pode ser exprimida com palavras. Assim, como se utiliza de “gemer” como uma figura para demonstrar a angústia, o autor agora utiliza a mesma expressão para demonstrar que a forma de atuação do espírito santo é inexplicável e não pode ser expressa com palavras. Tomás de Aquino corrobora essa explicação, dizendo inclusive que até a alteração dos batimentos do coração pode ser forma de expressão da atuação do espírito santo.

Salta à vista que Paulo está utilizando aqui o principal mote do cristianismo: “Não pergunte, apenas creia.” Ou seja, não queira saber como o espírito santo age. Apenas creia que ele está contigo e vai te ajudar, mesmo que você não perceba. Ponto final.

Portanto, querer justificar com essa epístola a logorréia que acontece nas “adorações” é pura falácia. Mesmo porque Paulo explica em outra epístola o que significa “línguas”, demonstrando que é sinônimo de idioma e instrui com todas as letras para que as palavras sejam pronunciadas de forma inteligível, sem transformar a assembléia em um circo. Veja:
(Cor-14)
“Segui a caridade, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja."
(comentários: Em todas as epístolas, Paulo se refere a “falar em línguas”, aproveitando-se do fenômeno de xenoglossia - a capacidade da pessoa, em estado alterado de consciência, de falar em outras línguas que não seja a sua - para usá-lo como prova de que havia algo sobrenatural interferindo com os apóstolos. Assim, se alguém fala em idioma estrangeiro sem entender o que fala e sem que haja alguém por perto que o entenda, está perdendo tempo, pois nem sua consciência, nem seu espírito, têm noção do que foi dito.)
"Quero que todos vós tenhais o dom de línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que aquele que fala diversas línguas, a não ser que ele também a interprete para que a igreja compreenda e receba edificação."
(comentário: Paulo deixa bem claro que falar idiomas estrangeiros – sem entendê-los, é claro – é um dom sobrenatural (um prodígio que prova que sua religião é a certa) porém somente tem valor se houver interpretação. Veja que o outro “dom” – profetizar – é o mais valioso. A atração por previsões para o futuro é fortíssima no vulgo e Paulo sabia disso. Então, deixa bem claro quais são as regras em sua igreja, que deve entender bem todas as mensagens transmitidas.
"E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em diversas línguas, qual seria meu valor para vocês, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? Porque, se a trombeta produzir um som confuso, quem se preparará para a batalha?"
(comentário: ou seja, alguém falando uma língua estranha sem ser compreendido, não tem nenhum valor para a comunidade)
"Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque sereis como quem fala ao vento.
Há, como todos sabem, tantos gêneros de línguas no mundo, e nenhuma delas é sem significação. Se eu, pois, não entender o que significam as palavras, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será um bárbaro para mim da mesma forma.
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. Por isso, o que fala em uma língua desconhecida, peça o dom para que a possa interpretar. Porque, se eu orar em língua estrangeira,
(sem entender, é claro!) verdade é que o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente. Porém, se louvardes com o espírito, como poderá, o que ocupa o lugar de simples no povo, dizer “Amém’, sobre a tua ação de graças, visto não entender ele o que tu dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado."
(comentário: veja bem que “louvar com o espírito” foi explicado anteriormente como produto de orar em língua estrangeira. Outro detalhe: orar com a mente é orar em silêncio)
"Dou graças ao meu Deus, porque falo todas as línguas que vós falais. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir aos outros, do que dez mil palavras em língua estrangeira."
(comentário: Pronto. Paulo aqui informa qual é o valor a ser dado para falar em língua estrangeira: Zero!)
"Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e perfeitos no entendimento. Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas diferentes, e entrarem então pessoas simples ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e alguma pessoa simples ou infiel entrar, é convencido por todos, é julgado por todos. (...) Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, se cada um de vós tem o dom de compor salmo, tem o de doutrinar, tem o de revelar, tem o de línguas, tem o de as interpretar, então faça-se tudo isso para edificação. Ou, se alguém tem o dom de línguas, não falem senão dois, ou quando muito três, e um depois do outro, e haja alguém que interprete o que eles disseram. Mas, se não houver intérprete, fiquem calados na igreja, e falem consigo mesmo, e com Deus. (...) Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais o uso do dom de línguas. Mas faça-se tudo com decência e com ordem.”
(comentário: Paulo, nesse trecho, deixa o esquema bem claro: se não houver intérprete, fique em silêncio. E dá uma importância mínima à capacidade de alguém falar em idioma estrangeiro, com relação à capacidade de profetizar.)

Porém, a pá de cal nesse assunto é colocada pelo próprio Jesus (o deus supremo do padre Jonas). Veja o Sermão da Montanha (Mt 6; 5-8):
"E quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que tudo vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações, não faleis demasiado, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos por falar muito. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós Lho peçais".
Aí está. Procurem na Internet as explicações sobre “falar em línguas” e descubra que os defensores dessa prática tola pinçaram apenas o que queriam nessas epístolas de Paulo e nos Atos dos Apóstolos para tentar justificar justamente o contrário do que Paulo e Jesus aconselham.

Mas, por que, então, essas cabeças coroadas vão contra Jesus, um deus, e contra o verdadeiro fundador do cristianismo – Paulo – desobedecendo a seu livro sagrado? A resposta é simples e pode se ter uma pista no que diz um pastor Rodolfo Bussinguer de uma certa “Comunidade Rama”:
“Quem fala em línguas desenvolve a intimidade com Deus, porque usa a fé (está falando uma coisa que não entende, mas Deus entende). Há um efeito sobrenatural muito forte.”
Veja que não há bom senso na coisa. Se você pode falar em sua própria língua, por que usar um ajuntamento de sílabas sem sentido? Afinal deus entende qualquer coisa. “Porque você não sabe o que pedir”, é a resposta cretina.

Primeiramente, garanto que todos sabem o que pedir; segundo, se o próprio espírito santo se apossou da pessoa, como faz parte de uma trindade “integrada” – 3 em 1 e 1 em 3 – todos os três deuses ou o único deus supremo, já sabem o que a pessoa precisa. Não há necessidade de pedir, de orar, de gritar ou de proceder como desequilibrados recitando mantras idiotas.
"(...)O povo todo louvando a Deus em uma voz muito moderada na igreja fica aquele barulho gostoso como a Bíblia descreve no Apocalipse, o barulho de muitas águas.” (...)Línguas estranhas é um dom louco que não tem razão nenhuma, mas por isto mesmo é necessário fé. Temos que crer que uma loucura aos olhos humanos é usada pelo Senhor para nos edificar, isto realmente precisa de fé."
Veja novamente a aplicação do mote maior: “Não pergunte nada, apenas creia!”. Isso é fé. Na verdade, o único barulho “gostoso” para esses sacripantas é o de moedas caindo no cofre. O dom pode ser louco, mas é lucrativo.
Esse “barulho” é o indutor de catarse na multidão. O sujeito, envolvido pelo clamor, entra em estado de suspensão, chora, grita, integra-se à manada de cabeças vazias de bom senso, saturadas de emocionalidade e de endorfinas. É o mesmo fenômeno que contamina os espectadores em um estádio de futebol. A manada compacta, reage como uma única massa, guiada apenas pelo seu lado emocional, ficando aberta para receber e cumprir qualquer ordem, por mais absurda que seja, estourando a qualquer sinalização.

Na congregação, o ritual foi cumprido seguindo uma meticulosa preparação. Cada passo é ensaiado rigorosamente para levar a multidão a esse estado de lavagem cerebral, infantilizada e idiotizada. Depois que o “louvor” passa, a pessoa sente-se aliviada e acredita que realmente foi incorporada por algo sobrenatural.

Está pronta para cumprir ordens que surgem como sugestões. Acha que foi curada (na realidade, não foi, e se a dor ou doença se manifestar depois, a culpa é dela que não está tendo fé suficiente.) Abre a bolsa alegremente e a carga de endorfinas, que a fez sentir-se tão bem, torna-se um vício.
Ela recebe quase sem refletir as explicações mentecaptas sobre a tal da língua desconexa que arengou, tem fé em tudo que lhes é dito e, como uma criança de tenra idade, não percebe o ridículo e, principalmente, o roubo que estão perpetrando contra ela.

Reflexo condicionado, o fiel fica cativo e voltará sempre, trazendo seu suado dinheirinho para receber sua carga de alívio emocional. Essa é a razão dos mentores fingirem ignorar o evangelho de Mateus e mandarem às favas Paulo e suas epístolas, deturpando-as e descumprindo-as. A grana fala mais alto.

Como dizia Maquiavel, em “O Príncipe”, “quem engana sempre vai encontrar alguém que queira ser enganado”. Esse é o povo. Esse é o preço a pagar pelo medo da morte total, pela angústia de saber que, ao nascer, se começa a morrer; e por querer uma imortalidade impossível.



A riqueza e o ouro dos "pastores"
Nesse caso, ele não somente quer ser enganado; ele PRECISA que seja enganado, pois a verdade é fria e extremamente cruel. E os enganadores se aproveitam dessa angústia mortal para – parasitas, incompetentes em produzir algo útil para a humanidade – enriquecerem e levarem uma boa vida terrena.

Esse ridículo “falar em línguas”, praticado nesses centros de alienação mental, que constrange as pessoas sensatas com espetáculo tão deprimente, insano e farsesco, é a prova cabal daquilo que Erasmo de Rotterdam já havia constatado, por volta de 1500, em seu “O Elogio da Loucura”:
“Já não falo de Minos, nem de Numa, que por meio de fabulosas invenções souberam tirar proveito da ignorância popular. É sempre com semelhantes puerilidades que se faz mover a grande e estúpida besta, que se chama povo.”




L Valentin
Agosto-2008