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8 de mar. de 2022

UMAMI: será que você é mais um pato dos idiotas da Internet?

 Se Pensasse não Seria

05/03/2022

LVallejo

Assim como o ser humano possui 4 receptores para cores e pode enxergar milhões de combinações de cores, o seu paladar possui  receptores para 4 gostos distintos: doce, salgado, amargo e azedo. 

Mas a combinação de gostos detectados por esses receptores também são milhões. Por exemplo, quando se come uma sardinha frita, obviamente salgada e temperada, e coloca-se algumas gotas de limão nela, vai-se sentir um sabor único proveniente dessa combinação. Grosso modo combinamos algo salgado com algo azedo. 

Por outro lado, se a comida for um cheese cake de limão, ou um suspiro feito com limão, grosso modo, teremos agora uma combinação de doce com azedo, que, novamente proporcionará um sabor único.

Aqui vai a pergunta: qual é o nome que se dá a esses sabores? Ou seja, qual é o nome do sabor da sardinha frita, temperada com limão? Ou o nome do sabor do cheese cake ou do suspiro? Ou o nome do sabor de um frango assado? Ou de uma lasanha?

Lógico que tais sabores não possuem nome. Não se pode dar um nome para cada um dos milhões de combinações dos 4 gostos. Dizemos apenas que tal comida é saborosa, deliciosa, gostosa, etc.

Pois é isso exatamente o que significa UMAMI em japonês. Gostoso, saboroso, delicioso, nutritivo. Um  mero adjetivo que em japonês pode ter outros significados, tais como carnudo e ensopado. No Japão se a pessoa gostou muito de uma comida pode elogiar usando a palavra umami: Essas batatas fritas são umami;  esse hamburger é umami, etc.

Porém, um idiota com acesso a internet pode tudo. Lembrando Nelson Rodrigues – os idiotas vão dominar o mundo. Não por capacidade, mas por quantidade. Eles são muitos – descobrimos que um desses resolveu que umami seria um "quinto gosto". Espalhou pela rede e hoje  os seguidores dessa bobagem são um exército, inclusive com pessoas ligadas aos alimentos defendendo a asneira. 

A história começa em 1908, conta-nos o prof. Bruce Halpern,  quando um químico japonês chamado Ikeda extraiu de algas marinhas um único sal de ácido glutâmico, comumente conhecido como glutamato monossódico, ou MSG. Quando Ikeda publicou suas descobertas, ele descreveu esse composto saboroso utilizando o termo “umami”. 

O Prof. Harry Lawless, cientista de alimentos, explicou que o conceito de umami foi modificado em sua definição nas culturas ocidentais e muitos pesquisadores abraçaram a ideia de que era um “quinto gosto”, apesar de ninguém jamais ter sentido tal  gosto ou ter definido exatamente que gosto era esse, como qualquer pessoa faz com o doce, salgado, amargo e azedo.

Por essa razão os cientistas sérios batem o pé determinando que somente existem esses quatro gostos e o quinto gosto é uma fraude.

Os defensores da ideia do quinto gosto, sem ter explicações plausíveis ou qualquer evidência científica disso, defendem seu ponto de vista, dizendo que essa é uma descoberta nova e quem a combate são antiquados e ultrapassados. Realmente uma defesa frágil e pueril.

Coloquem uma sardinha frita com limão na boca e digam onde está o umami. Coma um bolo de chocolate e digam onde está o umami. Deguste uma picanha na brasa e diga onde está o umami. Veja que, para ser um "quinto gosto", deve ser igual em qualquer comida, tais como o doce, salgado, azedo e amargo.

Se você come um bolo de chocolate, sabe que tem um sabor doce predominante. Se come uma costeleta de porco com molho barbecue, vai sentir o doce, salgado e o azedo do vinagre. O doce da costeleta é o mesmo do bolo de chocolate. Isso é identificado por seu cérebro e qualquer um sabe disso, sem precisar de comprovação.

Todos os defensores deste “quinto gosto” são fabricantes de MSG. Esse produto químico está presente em 90% das comidas industrializadas. Esses fabricantes não querem perder tal mercado de modo algum. A teoria do umami como gosto surgiu depois que estudos sérios provaram que o MSG é cancerígeno. O gosto umami foi estratégia de defesa criada para manter o mercado.

Se o leitor procurar a definição de umami como quinto gosto vai encontrar sempre algo vago, indefinido. Eis uma: 

“Foi estabelecido que umami, que é o sabor do glutamato monossódico, é um dos cinco sabores básicos reconhecidos. O gosto umami é frequentemente descrito como um sabor de carne, caldo ou salgado, e é independente dos quatro sabores básicos tradicionais – doce, azedo, salgado e amargo.”

Para você não ser mais um enganado na imensa massa de carneiros estúpidos, pense nos quatro gostos que todos conhecem e que acompanham o homem desde seu aparecimento na terra.  Primeiro pense porque somente depois de mais de 100 mil anos é que o ser humano descobriu um novo gosto. Se ele existia, então deveria ser como os outros, perfeitamente identificável e detectável e há muito teria sido relatado.

Agora pense que se você der uma colherada de açúcar ou mel para qualquer pessoa  vivente, todas sentirão o mesmo gosto e todas serão capazes de descrevê-lo perfeita e similarmente. Assim também com os outros gostos: salgado, amargo e azedo. Todos saberão identificar o azedo do limão e todos terão a mesma sensação.

Isso é ciência: uma experiência que pode ser repetida ad infinitum e sempre apresenta resultado idêntico, independente que qualquer outro fator.

Resumindo qualquer pessoa pode sentir e descrever da mesma forma os quatro gostos, independente da pessoa ou do que se está ingerindo.

Mas com o "quinto gosto" isso é diferente. Depende da pessoa e da comida para ser sentido. Não pode ser definido. Está em quê carne? Em quê caldo? Se parece com quê? Se você come picanha e sente um gosto estranho e diz que é "umami" e me dá um pedaço da mesma carne  e eu não sinto nada de diferente, quem está certo? Como provar as duas afirmações? 

Se você come uma picanha e diz que está salgada, e eu como um pedaço da mesma carne, vou saber se está ou não salgada. Pode-se testar com outras pessoas e todas saberão dizer que grau de sal ela contém. 

Então por analogia, o umami sendo o "quinto gosto", também deveria ser identificado dessa forma. Se alguém for tentar provar isso não conseguirá por uma razão simples: umami é uma palavra e não um gosto. A lógica e o bom senso declaram que "umami gosto" não existe. E fim de papo!

A lição que mais uma vez aprendemos, ao notar esses milhões de despreparados filmando e se filmando e postando na internet, é dada pelo escritor Umberto Eco, que disse que a verdadeira catástrofe não é a postagem de bobagens na Internet por medíocres, mas sim os milhões de imbecis que perdem tempo vendo e acreditando em tais idiotices. Patos da Internet!!!

LV