aviso texto

AVISO: ESTE BLOG POSSUI TEXTOS LONGOS    -----     AVISO: ESTE BLOG POSSUI TEXTOS LONGOS   -----   AVISO: ESTE BLOG POSSUI TEXTOS LONGOS    -----    

28 de mar. de 2016

Problemas Resolvidos

SOLUÇÕES ARITMÉTICAS


Existe uma grande chance do leitor já ter topado com um problema matemático desse tipo:
"Uma fonte pode encher um tanque em 7 horas, uma torneira pode vazá-lo em 11 horas. Estando já 1/3 do tanque cheio, deixa-se correr a fonte e abre-se a torneira. Depois de quanto tempo os 3/4 do tanque estarão cheios?"
ou assim:

"Uma pessoa sendo interrogada por outra sobre a idade que tinha respondeu: Eu tenho o triplo da idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens; e, quando tu tiveres a idade que eu tenho, teremos juntos 49 anos. Pergunta-se: quantos anos tem a pessoa?"
Pois bem. Essas são amostras de tipos de problemas "esquecidos" por nosso sistema de ensino, que em épocas passadas eram "arroz com feijão" nos então existentes "exames de admissão ao ginásio". Crianças de 10, 11 e 12 anos estudavam e estavam preparadas para resolvê-los sem maiores entraves.
Hoje, a maioria dos professores de ensino fundamental quer distância desse tipo de matéria e a sua solução vai caindo no esquecimento, principalmente a solução aritmética, que obriga a pessoa a ter raciocínio e encadear o pensamento de forma lógica.
Então, para os que lidam com matemática e para quem apenas aprecia o assunto, resolvi escrever a obra aqui apresentada, com mais de duzentos problemas desse tipo e suas respectivas soluções.
Apreciem.
L. Vallejo
28/03/2016
Clique para visualizar:

Soluções Aritméticas